Alberto Pereira reconfirma-se vencedor da 7ª edição da corrida da francofonia

Publié le par Federação São-tomense de Ciclismo

web francofonia 2010 005
São Tomé, 20 de Março de 2009

Depois do sucesso na edição do ano 2009, Alberto Pereira reconfirma-se como vencedor da corrida da francofonia 2010 que já chegou à sua 7ª edição.

A chuva que caiu a longo da madrugada rendeu as estradas muitos escorregadias pelo que a organização  decidiu percorrer a primeira parte do percurso a velocidade turística, pois os trabalhos de escavação no troço entre Madalena e Bobo Forro renderam o piso extremamente perigoso. Apesar das condições meteorológicas adversas e das péssimas condições das estradas a corrida decorreu sem problemas maiores a não ser alguns furos. A corrida contou com a participação de 15 cilcistas. O arranque foi dado pelo Sr. Alberto Pereira, curiosamente homónimo do vencedor da prova, em representação da Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Comissão nacional da francofonia. A corrida entrou na sua fase mais viva na subida a Trindade, onde os repetidos ataques de Alberto Pereira e as respostas de Edjmer Amado provocaram a selecção. Na entrada de Trindade 3 ciclistas conduziam a corrida, Alberto Pereira, Edjmer Amado e Iordanes Neto, alguns segundos atrás transitava Nelson Aguiar. Ao longo da descida até Praia Melão os três ciclistas se mantiveram a breve distancia um dos outros, mas sempre com uma ligeira vantagem para Alberto Pereira. Chegado na marginal Alberto Pereira começou a incrementar a sua vantagem transitando pela primeira vez na linha da meta, quando faltavam mais 14 km para meta final, com 1’ 10’’ de vantagem sobre Edjmer Amado e 3’ sobre Iordanes Neto. No entanto que Alberto Pereira mantinha a vantagens sobre os imediatos prossecutores, Edjmer Amado foi vitima de um furo e Iordanes Neto de uma ligeira queda. Na linha da meta Alberto Pereira terminava no primeiro lugar com um tempo de 1h 50’ 36’’, seguido a 2’ 58’’ de Edjmer Amado e no terceiro lugar Iordanes Neto a 6’ 49’’. A chegada dos concorrentes foi presenciada pelo Sr. Arlindo Fernandes, presidente da Comissão Nacional da Francofonia, pelos dirigentes da Federação São-tomense de Ciclismo, pela equipa da TVS e pelos tradicionais adeptos do ciclismo são-tomense.

A prova foi patrocinada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros em qualidade de organismo estatal encarregue das questões relacionadas com a Organização Internacional da Francofonia. Foi patrulhada pela brigada de trânsito da Policia Nacional e assistida pelos voluntários da Cruz Vermelha de STP. O grupo de motoqueiros da FSC apoiou para o serviço de assistência aos ciclistas no percurso.

Os prémios serão entregue na próxima segunda feira 22 de Março, no âmbito da cerimónia alusiva ao dia da francofonia.
 web francofonia 2010 012

Publié dans Competições em STP

Commenter cet article