Bis de Edjmer Amado Sousa

Publié le par Federação São-tomense de Ciclismo

web-campeonato-nacional-2009-070.jpgDepois da vitória na prova contra relógio, conquista o titulo de campeão nacional de ciclismo de São Tomé e Príncipe na prova em linha

 

São Tomé, 28 de Junho de 2009

Depois da prova contra relógio realizada no Sábado 27 de Junho o ciclismo volta para as estradas de São Tomé para a prova em linha valida como Campeonato Nacional de Cilcismo 2009. A prova viu á partida 15 ciclistas dos diversos distritos e da Região Autónoma do Príncipe. O Presidente da federação São-tomense de Ciclismo deu a partida à prova na Praça de Independência às oito e trinta. O pelotão prosseguiu compacto ao longo da marginal passando para Pantufo e Praia Melão. Depois de Almas, Edjmer Amado Sousa começa a impor o seu ritmo e provoca uma selecção repentina. Fica a frente um pequeno grupo de 6 ciclistas, Amado Sousa, Alberto Pereira, Monteverde, David Lima, Nelson Aguiar e Wilber Borges. Ao km 12 uma queda envolve Monteverde e David Lima, os dois perdem alguns minutos para repor as bicicletas em condição e retomar a competição. No entanto a frente Amado Sousa e Alberto Pereira aproveitam para ganhar uma vantagem. Na primeira passagem na subida de Santa Maria, Amado Sousa passa em primeira posição com 10’’ de vantagem sobre Alberto Pereira, 20’’ sobre Nelson Aguiar e 30’’ sobre Wilber Borges e Laureano Cardoso. No entanto David Lima e Monteverde tentam de recuperar o tempo e as posições perdidas. Na segunda passagem a Santa Maria, Amado Sousa e Alberto Pereira têm uma vantagem de 1’05’’ sobre um trio composto por Wilber Borges, David Lima e Nelson Aguiar, a 1’35’ transita Monteverde. No percurso de regresso a Cidade de São Tomé Alberto Pereira não consegue responder aos ataques de Edjmer Amado que consegue isolar-se e voar em direcção da linha da meta. Amado Sousa, depois de ter conseguido ontem o título nacional de contra relógio proclama-se hoje campeão nacional da prova em linha terminando a prova de 40,1 km em 1 hora 6 minutos e 20 segundos com uma media horária de 36,27 km/h. Alberto Pereira classifica-se no segundo lugar a 2’17’’ do vencedor. Monteverde com uma grande remonta consegue alcançar o terceiro lugar a 3’27’’, David Lima é quarto a 3’31’’ e Wilber Borges quinto a 3’49’’. A entrega dos prémios contou com a presença do Director Geral dos Desportos, do Presidente da Câmara Distrital de Agua Grande, da representante do Comité Olímpico de STP, da responsável comercial do Banco internacional de São Tomé e Príncipe e dos membros da Federação São-tomense de ciclismo. O Presidente da Federação São-tomense de Ciclismo aproveitou da cerimonia para informar que a federação recebeu um convite para participar com 2 ciclistas num estagio de treino no Centro Continental de Ciclismo da Africa do Sul em preparação dos próximos Campeonatos Africanos de Ciclismo a realizar em Namíbia no mês de Novembro. Apelou assim às autoridades desportivas nacionais para que sejam criadas condições que permitam a deslocação dos dois atletas são-tomenses.

O campeonato nacional de ciclismo 2009 foi patrocinado pelo Banco Internacional de São Tomé e Príncipe – BISTP e foi optimamente patrulhado pela brigada de trânsito da Policia Nacional e assistida pelos voluntários da Cruz Vermelha de STP.

 

Resultados da Prova em Linha 28/06/2009

Grande Premio BISTP

 

Campeonato Nacional 2009

Km 40,1 km -  Media do vencedor 36,27 km/h

 

Class

Nome

Idade

Tempo

 

Edjmer Amado Sousa

24

1h 06’ 20’’

 

Alberto Pereira

19

A 2’ 17’’

 

Monteverde

23

A 3’ 27’’

 

David Lima

22

A 3’ 31’’

 

Wilber Borges

26

A 3’ 49’’

 

Nelson Aguiar

26

A 4’58’’

 

Laureano Cardoso

26

A 5´20’’

 

Gabriel Ceita

24

A 5’ 25’’

 

Daniel Sousa

21

A 6’ 28’’

10°

 

Kelves Esteves

26

A 9’ 21’’

 

Publié dans Competições em STP

Commenter cet article